O viajante que gosta de uma viagem mais movimentada não terá dificuldades em encontrar outros pontos turísticos em Florianópolis.
Não importa qual o seu estilo, além de Jurerê Internacional e suas praias vizinhas, você encontrará pontos turísticos capazes de tornar o seu roteiro ainda mais divertido.
É bem verdade que, de um modo geral, a natureza estará presente nos oferecendo cenários perfeitos. Porém, isso não significa que sua única tarefa será admirá-la estaticamente.
Caminhadas à beira da lagoa ou em avenidas movimentadas, trilhas, mirantes, atividades de aventura, mercados e museus. Sua viagem a Florianópolis pode estar recheada com uma programação empolgante.
01 – Mercado Público de Florianópolis
Localizado no centro da cidade, o Mercado Público de Florianópolis é um dos lugares mais visitados pelos viajantes que querem provar algumas das delicias locais.
Com um ambiente descontraído e dezenas de restaurantes lado a lado, os frutos do mar reinam na maioria das mesas em diferentes receitas. Ostras frescas, casquinhas de siri, tainha frita e as clássicas sequências de camarão são alguns dos pratos mais requisitados.
02 – Mirantes
Uma das melhores maneiras de constatar a real beleza de Floripa é observá-la do alto. E a boa notícia é que não faltam lugares para isso.
A uma rápida corrida de Uber da região central, o Mirante do Morro da Cruz é um dos pontos turísticos mais famosos de Florianópolis. Apesar da falta de estrutura e do aspecto abandonado, a vista é um verdadeiro cartão postal que nos revela seu equilíbrio entre natureza e urbanização.
Outra opção com localização conveniente é o Mirante da Praia Mole, que oferece uma vista para a imensa Lagoa da Conceição.
Por fim, ainda por estas bandas, quem fizer ao menos parte da Trilha do Gravatá já será afortunado com um cenário estonteante da Praia Mole e seus arredores. Para mim, uma das paisagens mais lindas de Floripa.
03 – Costa da Lagoa
A Costa da Lagoa foi o ponto turístico em Florianópolis que mais me surpreendeu. E, a razão para isso, foi seu astral tranquilo e despretensioso.
Acessada por trilha ou barcos que saem do centrinho turístico da Lagoa da Conceição (R$ 15,00 ida e volta), a Costa da Lagoa é um conjunto de pequenas vilas que possuem restaurantes agradáveis à beira da lagoa, cachoeiras e outras atividades que envolvem muita natureza.
Fora da alta temporada é o lugar ideal para quem quer passar alguns momentos de tranquilidade. Por outro lado, nos meses mais concorridos a região fica bastante movimentada e os restaurantes lotados.
04 – Trilhas
E por falar em trilhas, outros grandes passeios em Florianópolis são as caminhadas em meio a natureza. Mesmo quem não está acostumado com a prática pode se aventurar em itinerários mais curtos e que não exigem muito esforço físico.
A trilha para as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, por exemplo, não leva mais do que 20 minutos e dá pra fazer sorrindo.
Um pouco mais demorada mas sem grande dificuldade é o caminho que vai da Praia Mole à Praia das Galhetas – esta última, a única de praia nudismo da cidade.
A Trilha do Gravatá leva cerca 45 minutos para ser completada e possui alguns trechos de subida íngreme que pede paradas para tomar fôlego.
Porém, nenhuma destas te exigirá tanto esforço quanto a conhecidíssima Trilha para a Lagoinha do Leste. Acessada somente por caminhada ou por barco quando a maré está boa, a Lagoinha do Leste é uma praia selvagem que por si só já valeria a visita.
Como se não bastasse isso, chegando lá você pode fazer mais uma trilha até o topo do Morro da Coroa, que é aonde você terá um dos visuais mais lindo da ilha.
05 – Santo Antônio De Lisboa
Situado a 15 quilômetros da região central em direção ao norte, Santo Antônio de Lisboa é outro ponto turístico em Florianópolis que costuma conquistar o coração dos viajantes.
O bairro açoriano, que é um dos mais antigos da cidade, encanta pelos seus poucos quarteirões com lojinhas de artesanato, ateliês, cafeterias e restaurantes com mesinhas na calçada.
Aliás, para deixar o passeio ainda melhor, a dica é ir no final do dia para aproveitar o pôr do sol arrebatador por estas bandas.
Além disso, vale também fazer uma caminhada pela Rota Gastronômica do Sol Poente para chegar ao bairro vizinho de Sambaqui.

06 – Ribeirão Da Ilha
Outra região açoriana, essa por sua vez localizada ao sul, é o Ribeirão da Ilha.
Apesar das casinhas coloridas e da vizinhança agradável ser um convite para andanças despretensiosas, o que realmente leva os turistas para estes lados de Floripa são as suas famosas fazendas de ostras.
Quem nunca provou a iguaria não poderia encontrar um lugar mais adequado para essa primeira experiência. Quem já é fã do prato, poderá se esbaldar como nunca. Aos que não gostam, o passeio continua valendo a pena e você poderá garantir os comes e bebes com outros frutos do mar.

07 – Lagoa da Conceição
Bairro privilegiado para quem quer comer em bons restaurantes ou cair na balada, a Lagoa da Conceição também rende um ótimo passeio durante o dia. Principalmente no fim da tarde, quando o calçadão da Avenida das Rendeiras fica concorrido entre os praticantes de atividade física.
Se acaso você não estiver com essa empolgação toda para se exercitar, o gramadão à beira da lagoa, mais especificamente na extremidade oposta ao centrinho turístico, oferece um ambiente pra lá de agradável e até alguns barzinhos que colocam suas mesas de frente para água.
